Hammamet

 

A Tunísia é um país do norte de África, banhado pelo Mediterrâneo e situado entre a Argélia e a Líbia. Aqui podemos encontrar paisagens muito distintas - relevo montanhoso, a norte; estepes, no centro; o deserto, a sul; e praias maravilhosas, ao longo dos 1300 km de faixa costeira. É precisamente no litoral, que se encontram os principais destinos turísticos, como é o caso de Hammammet.Hammamet é um dos principais centros turísticos e balneares da Tunísia, sendo as suas praias e o clima temperado (temperaturas rondam os 30º nos meses de abril a setembro) dois dos fatores de atração deste destino. Quem visitar Hammamet facilmente percebe que há duas zonas distintas, por um lado a cidade antiga, muralhada, onde encontramos a Medina e por outro lado, uma zona mais recente (contruída a partir da década de 1990), fortemente vocacionada para o turismo, onde se encontram os grandes hotéis e resorts, na primeira linha da praia, conhecida como Yasmine Hammammet. Num percurso de aproximadamente 15 minutos de carro, podemos ter acesso a duas realidade muito distintas.A maneira mais rápida e confortável de chegar à Tunísia é de avião. A Tunisair é a companhia nacional e faz voos diretos Lisboa-Tunes, os preços diferem dependendo da altura do ano. Para os portugueses, não é preciso visto para entrar no país, contudo é necessário apresentar um passaporte válido. A moeda local é o Dinar da Tunísia (TND) e a língua oficial é o árabe, porém quase toda a gente nas cidades fala francês. Nos pontos mais turísticos, como é o caso de Hammammet é muito comum ouvir outras línguas como o inglês, espanhol e por vezes, até mesmo o português. Expressões como “bacalhau com batatas”, “Cristiano Ronaldo” e até a músicas do Toy, são conhecidas.

 

COMO SAIR DO AEROPORTO

Grande parte dos voos para a Tunísia chegam ao aeroporto da capital, o Aeroporto Internacional de Tunis-Cartago. A maneira mais prática de sair do aeroporto e chegar às praias de Hammamet é através de táxi (1 hora de viagem), tendo em conta que o sistema de transportes públicos ainda não está muito desenvolvido no país. Por vezes, os voos chegam ao final do dia (já de noite) e aí a frequência de transportes públicos é ainda mais reduzida.Uma das situações mais comuns, económicas e cómodas é arranjar previamente um transfer diretamente com o alojamento que escolherem. 

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS GRATUITAS 

Praia – A grande atração é sem dúvida a praia, com as águas quentes e vários tons de azul, característicos do Mediterrâneo. Medina de Hammamet – Fica na parte antiga da cidade e é o centro social, comercial e religioso da cidade. O conselho é simples: ande e perca-se pelas ruas da medina. Aproveite e faça algumas compras no comércio tradicional, mas não se esqueça, estamos a falar de um país cuja cultura nos obrigada a regatear, sempre.Fortaleza – São as muralhas que rodeiam a medina, na parte antiga de Hammammet. Também é conhecida como kasbah, e foi construída no século XII. As muralhas encontram-se restauradas e estão abertas ao público. Para as visitar, basta entrar na medina e subir a escadaria. No topo terá a recompensa, uma fantástica vista sobre a baía.Marina de Yasmine Hammamet – Uma das atrações mais recentes nesta zona, para além de dos imponentes iates e veleiros que podemos ver, é a grande diversidade de restaurantes, jardins, algumas lojas e muitas empresas turísticas que vão tentar - tudo por tudo - vender um passeio de barco.Ruínas Romanas de Pupput – Ficam a seis quilómetros a sul do centro de Hammammet e são ruínas de uma antiga cidade romana do século II a.C. Não estão muito preparadas para receber visitantes, uma vez que não têm muita sinalização, nem explicações históricas, mas dá para perceber a importância daquela cidade noutros tempos. 

Viagens e Baratas